1- Título da Atividade Shopping de Ciências
2- Tema Biodiversidade
3- Nome da escola em que será desenvolvida Instituto Genária Viana
4- Público alvo Alunos do 6º ao 9º ano
5- Contextualização
Com a necessidade de preservar o meio ambiente, buscamos entender sobre o que é a biodiversidade. Aproveitando que este ano de 2010, foi declarado , pelo ONU, o ano da biodiversidade, procuraremos fazer com que o aluno se conscientize dos problemas ambientais. Esse projeto, é interdisciplinar envolvendo toda a escola.
6- Objetivos
Após a realização desta atividade o aluno será capaz de questionar sobre o atual contexto, em que um número crescente de espécies estão ameaçadas de extinção pela perda de habitat, pela caça e pelas mudanças climáticas, os esforços de conservação são cada vez mais urgentes e necessários, e com isso, levar em questionamento os problemas ambientais do Brasil e do mundo. E o Brasil é o primeiro país em biodiversidade do mundo. Mas precisamos agir rápido. Com a degradação ambiental várias espécies estão desaparecendo, mesmo antes de serem identificadas. Isto deixa um buraco na história de vida na Terra. Se escrevêssemos sobre as formas de vida existentes aqui, com certeza teríamos muitas páginas em branco. Tomara que as discussões sobre a biodiversidade este ano sejam marcadas pelo compromisso ético-planetário de preservar as formas de vida existentes na Terra.1- Metodologia (desenvolvimento)
Como primeiro passo explicar para as turmas o que é biodiversidade.
Nas aulas no laboratório de Informática dividir em etapas a realização do projeto
1ª etapa:
Pesquisas na internet sobre o que é, curiosidades, e fatos importantes sobre o tema estudado.
2ª etapa:
Seleção dos assuntos mais importantes e imagens
3ª etapa:
Construção de slides com os conteúdos e imagens selecionados pelos alunos
4ª etapa:
Com o material selecionado, construir um folder para distribuição no dia da culminância do projeto.
5ª etapa:
Nesse momento o aluno já está integrado ao assunto(biodiversidade), e escolherá o que abordará no Shopping de Ciências, onde irá expor todo conhecimento adquirido.
2- Tecnologias e mídias utilizadas
Para realização desta atividade será preciso computador e programas instalados, como: Word ou Wtitter e Power Point ou Impress.
3- Tempo
Será necessário, para execução das atividades, de um bimestre.
4- Conhecimentos prévios necessários
Será necessário que cada aluno tenha conhecimento básico de informática e conceitos de preservação do meio ambiente
5- Avaliação
No final das atividades realizadas, será avaliado o material do slide, do folder e a apresentação no Shopping de Ciências.
6- Socialização da produção
Todo o material ficará exposto no dia do Shopping de Ciências, onde cada grupo de alunos terá um espaço para expor seus trabalhos.
7- Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário