domingo, 11 de outubro de 2020

Como a informática pode influenciar na sala de aula

Estudando a disciplina de Informática em Educação, pude relembrar o quão essa matéria mudou a minha vida com professor. Fui durante anos professora de Informática Educativa ( Época da criação no meu Blog), e ajudei muitos alunos de maneira dinâmica a entender e superar os desafios dentro de uma sala de aula. Não há como negar: a tecnologia faz parte do dia a dia de crianças, adolescentes e adultos. Isso influencia diretamente na relação professor e aluno. Hoje em dia, ainda encontramos professores resistentes aos recursos tecnológicos, mas em outra visão temos professores capazes de tirar proveito dos benefícios que a tecnologia nos traz em sala de aula. Entretanto, é importante ressaltar que a tecnologia, por si só, não é capaz de transformar a prática de um professor. Porém, se usada de modo contextualizado, ela pode aproximar a rotina em sala de aula àquilo com que os alunos já estão acostumados na vida real, estreitando o relacionamento entre professor e aluno, que passam a compartilhar a mesma realidade. Assim, recursos como tablets, lousas digitais, celulares, aplicativos e acesso à internet, permitem que as aulas de muitos professores ganhem vida nova, podendo apresentar os conteúdos aos seus alunos por meio de plataformas atraentes e mais próximas dos seus hábitos. Os professores podem visualizar melhor as dificuldades de seus alunos Conhecer a turma de alunos é uma parte importante do trabalho do professor, já que torna mais fácil o entendimento acerca de quando e como intervir no processo de aprendizagem da turma. Nesse aspecto, a tecnologia tem muito a contribuir. Muitos recursos tecnológicos oferecem relatórios de aprendizagem, ajudando o corpo docente a identificar, de maneira individual ou coletiva, em que pontos da matéria os alunos têm maior índice de acertos e em quais outros precisam estudar mais. Assim, fica mais simples perceber quando é necessário caminhar mais depressa com determinados conteúdos, redobrar as explicações, mudar a estratégia de ensino, reconhecer os alunos com melhor performance e incentivar aqueles que têm maior dificuldade. O nivelamento da turma pode se tornar mais simples com a tecnologia na sala de aula Sabendo que muitas ferramentas tecnológicas voltadas para a sala de aula são capazes de apontar o desempenho coletivo dos alunos, deve-se ter em mente que esse diagnóstico facilita o trabalho do professor no nivelamento dos diferentes ritmos de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, os recursos didáticos digitais ajudam o professor a reduzir certas dificuldades, além de auxiliar o docente a chamar a atenção de alunos dispersos ou a motivar aqueles com maior facilidade.

2 comentários:

  1. Oi, Luciana, concordo com você! A tecnologia já faz parte da vida dos nossos alunos e se conseguirmos aproveitar os benefícios desses recursos em sala de aula, poderemos promover uma aprendizagem mais interessante e significativa para os nossos alunos.

    Abraços, adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por visitar a minha página. Volte sempre!

    ResponderExcluir

  PLANO DE AULA ESCOLA MUNICIPAL BORA ESTUDAR PÚBLICO ALVO: 5º ANO CONTEÚDO: OS 3 RS DA SUSTENTABILIDADE TEMPO DE AULA: 3 TMPOS ( CA...